segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

PERNIL NO CHAMPAGNE

Bem pessoal aqui não tem muito o que falar. Os ingredientes utilizados foram: sal, pimenta do reino (branca ou preta), ervas a seu gosto (é preferível voce comprar o preparado de ervas desidratadas ou um MIX de ervas finas), uma garrafa de champagne e lógico o pernil. Não lembro a pesagem do que eu comprei, mas foi pequeno porque aqui em casa tem os que não gostam de porco.
Limpe bem o pernil e misture os ingredientes secos com o champagne. Eu dei uns golpes na carne para que o tempero entranhasse bem. Coloque o pernil em uma bacia, despeje a mistura e vire-o de vez em quando para que penetre bem na carne. Isso tem que ser feito de um dia para o outro, ou seja, mantenha na geladeira. Para assar eu forrei uma assadeira com papel alumínio, coloquei o pernil, joguei a mistura por cima, cobri com outra folha de papel, e levei em forno baixo para assar. Eu sempre conto da seguinte forma: Para cada 1 Kg de carne 1 hora de forno. Depois retirei o papel, aumentei o forno e fui regando sempre com a mistura do champagne. Assim que ficar dourado está pronto. Coloquei em um prato com batatas fritas, ameixa e cereja e servi com arroz branco e farofa. Se voce quiser com o restante do molho que fica na assadeira acrescente creme de leite, manteiga e um pouco de trigo ou maisena para engrossar um pouquinho. Ponha em uma molheira e sirva.

sábado, 3 de janeiro de 2015

O BACALHAU

Este foi bem simples. Na verdade dessalguei o bacalhau, comprei uma peça inteira, não lembro quantos kilos foram. Depois o fervi e cortei em lascas. Levei a uma panela e refoguei com azeite, cebola, cebolinha, coentro, azeitonas pretas picadas, Cozinhei a batata, cenoura em pedaços grandes. Arrumei o bacalhau refogado, em um refratário que fosse ao forno, acrescentei as batatas, cenouras. Depois bati 4 claras em neve e adicionei as 4 gemas. Cobri o refratário com essa mistura, acrescentei queijo parmesão ralado (comprei o pedaço e ralei na hora) e levei ao forno. Após dourar é só servir.

CANAPÉ DE SALMÃO DEFUMADO

Este canapé foi bem simples e mais fácil do que o festivo. Vocês vão adorar fazer, E como sempre digo usem a imaginação. Cozinhar é arte, criatividade, amor e disposição para servir as pessoas que amamos.


INGREDIENTES:
1 rolo para massa (se não tiver use uma garrafa de vidro mesmo)
papel alumínio 
1 pão de forma cortado na horizontal (o mesmo usado para torta salgada) sem casca
150 g de cream cheese (sabor ervas)
1/2 caixa de creme de leite
shoyo (1 colher café)
um punhado de cebolinha e coentro cortado bem pequeno (misturado)
um pacote de salmão defumado cortado em fatias finíssimas

MODO DE FAZER:
Primeiro misture em uma vasilha pequena o cream cheese e o creme de leite, batendo devagar, até ficar com a consistencia cremosa. Acrescente o shoyo, a cebolinha e o coentro. Mexa bem incorporando todos os ingredientes e prove o sal. Reserve.
Pegue uma fatia de pão de forma, coloque sobre um filme plástico ou papel manteiga (fixado na mesa com durex para não escorregar) passe o rolo de massas sobre a fatia do pão até ficar bem liso. Em seguida coloque a mistura do cream cheese, espalhando por todo o pão, usando uma espátula para isso. Acrescente as fatias do salmão defumado, tomando cuidado para que não passem da medida do pão (se isso ocorrer, corte as sobras), cobrindo toda a extensão do mesmo. Com muito cuidado vá enrolando a fatia do pão como um rocambole, fazendo um rolo grande. Embrulhe este rolo no papel alumínio (apertando bem os extremos) e leve para gelar até a hora de servir, ou se quiser, de um dia para o outro. Corte o rolo no sentido do comprimento formando assim mini rocamboles. Sirva e desfrute.












NATAL

Bem gente começo o ano falando das receitas que fiz para o NATAL. Decidi este ano pular o PERU, porque não aguento mais fazer o "bendito" peru para o NATAL. Infelizmente tentei mas não consegui pular o BACALHAU. Bom  como entrada  quase todos se agarram nos famosos salgadinhos, diga-se de passagem que eu não os suporto. Sempre a mesma massa, o mesmo recheio, etc...., decidi então fazer CANAPÉS, e adorei. Todos gostaram e ficaram maravilhosos na mesa. Então segue  a receita do primeiro que fiz. Como sempre digo,  faço receitas que gosto e que dão muito certo. Esta foi a receita do Programa Sabor de Vida e chama-se CANAPÈ FESTIVO (link: https://www.youtube.com/watch?v=ttub6qoJoUE). Fiz o passo a passo do vídeo e ficou perfeito gente. Os ingredientes estão no vídeo. A única coisa que não fiz foi colocar a Maçã Verde que por incrível que pareça eu não encontrei.

VEJAM COMO FICARAM OS MEUS CANAPÉS