quinta-feira, 29 de novembro de 2012

MEU CHOCOLATE QUENTE

Apesar de morar na região norte e, infelizmente, não termos nenhum resquício de neve por aqui, o nosso verão, que é chuvoso, traz sempre um friozinho de leve que dá até para tomar um chocolate quente. Então, certa noite, estava eu sem ter o que fazer em casa e resolvi ir para cozinha e criei, com o que via pela frente, o meu chocolate quente. Todos que já experimentaram gostaram; então lá vai a receita.

INGREDIENTES:

Leite em pó integral
Nescau
Gotas de limão
Canela em pó (mais ou menos 1 colher de sopa rasa)
Essência de baunilha
2 colheres (chá) de vinho tinto (medida para um litro)
Chanttilly



MODO DE FAZER:
Faço um leite mais ou menos grosso, acrescento o nescau até que fique escuro (isso deve ser feito conforme o seu gosto). Levo ao fogo para ferver, sempre mexendo com um garfo; antes de levantar fervura acrescento o vinho, gotas de limão, a essência de baunilha e por fim a canela (mais ou menos 1 colher de sopa rasa). Deixo ferver, apago o fogo. Sirvo em xícaras ou canecas, acrescento o chanttilly por cima, coloco gotas de chocolate ou pedaços de biscoitos quebrados ou calda de chocolate com granulado, enfim o que a imaginação mandar.


**OBS: EU NÃO ADOÇO O NESCAU. MEDIDA PARA UM LITRO.


quinta-feira, 15 de novembro de 2012

FOOD


O QUE É BAUNILHA EM FAVA



Inglês: Vanilla   

 
Originária do sul do México, é a vagem de uma orquídea trepadeira que pode atingir até 30 metros de comprimento.

Usos: chocolate, café, pudins, sobremesas de fruta, bolos e biscoitos. Em pequena quantidade, combina com vitela.

CURIOSIDADE

AÇAFRÃO:

Inglês: Saffron
Nativo do mediterrâneo e majoritariamente importado da Espanha que, junto com Portugal, é o maior produtor do mundo. É o condimento mais caro do mundo: cada flor dá apenas três estigmas que devem ser colhidos a mão e secos. São necessários 14 mil estigmas para cada 28 gramas de açafrão.
Uso: Paella, risoto, carneiro, sopas de peixe, arroz com frango, massas e até doces.

DELÍCIA DE MORANGO

Esta receita maravilhosa foi postada no caderno da TROPPO que faz parte do Jornal O Liberal, aqui de minha cidade, em data de 26/08/2012. Fiz a receita e ficou maravilhosa gente. Façam que vale a pena.


INGREDIENTES:
2 latas de leite condensado
2 latas de creme de leite
3 bandejas de morango
1 caixa de chantilly
2 envelopes de Tang sabor morango
3 colheres (sopa) de açúcar


MODO DE FAZER: BATA NO LIQUIDIFICADOR O LEITE, O CREME DE LEITE E O TANG, DURANTE 10 MINUTOS, APROXIMADAMENTE, DEIXANDO ENCORPAR BEM ATÉ QUE FIQUE COM A CONSISTÊNCIA CREMOSA. EM SGUIDA LAVE OS MORANGO, CORTE EM FATIAS FINAS E POLVILHE COM O AÇÚCAR, DEIXE ALGUNS INTEIROS PARA DECORAR. EM UM REFRATÁRIO COLOQUE METADE DO CREME, FAÇA UMA CAMADA COM OS MORANGOS E FINALIZE COM O RESTANTE DO CREME. ENFEITE COM MORANGOS INTEIROS E CHANTILLY E LEVE PARA GELAR.

***OBS: SE PREFERIR, ENFEITE COM MORANGOS INTEIROS BANHADOS NO CHOCOLATE.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

COMER, REZAR E AMAR

Amei, amei, amei o filme e claro adorei a parte da gastronomia, principalmente a italiana. Para quem ainda não assistiu aqui vai  a sinopse: 





"Liz Gilbert (Julia Roberts) tinha tudo o que uma mulher moderna deve sonhar em ter – um marido, uma casa, uma  carreira bem-sucedida – ainda sim, como muitas outras pessoas, ela está perdida, confusa e em busca do que ela realmente deseja na vida. Recentemente divorciada e num momento decisivo, Gilbert said a zona de conforto, arriscando tudo para mudar sua vida, embarcando em uma jornada ao redor do mundo que se transforma em uma busca por auto-conhecimento. 
Em suas viagens, ela descobre o verdadeiro prazer da gastronomia na Itália; o poder da oração na Índia, e, finalmente e inesperadamente, a paz interior e equilíbrio de um verdadeiro amor em Bali. Baseado no best-seller autobiográfico de Elizabeth Gilbert, Comer, Rezar, Amar prova que existe mais de uma maneira de levar a vida e de viajar pelo mundo."


BOLO DE LARANJA

Meus queridos estou de volta! Peço desculpas por passar tanto tempo fora, estava de férias e graças a Deus foram maravilhosas, descansei bastante. Bom hoje quero compartilhar a receita deste bolo maravilhoso, eu fiz e é saborosíssimo, espero que gostem.

INGREDIENTES:

1 laranja inteira, com a casca e sem as sementes
4 ovos
1 xicara (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de trigo (peneiradas)
1 colher (sopa) de fermento em pó (peneiradas)

MODO DE FAZER:
Bata no liquidificador a laranja, os ovos, o óleo e o açúcar. Despeje em uma tigela grande e adicione a farinha de trigo e o fermento. Despeje a mistura em uma fôrma para bolo retangular, untada e enfarinhada, e asse em forno quente por cerca de 35 minutos, ou até dourar. Se quiser, ao retirar o bolo do forno, despeje sobre ele, ainda quente a calda feita com: 1 xícara (chá) de suco de laranja e 1 xícara (chá) de açúcar (mexa bem com uma colher).


terça-feira, 13 de novembro de 2012

BOLO DE COCA-COLA



GENTE VAI AQUI A MINHA RECEITA DO BOLO DE COCA-COLA. EU SEMPRE FIZ E DEU MUITO CERTO, ESPERO QUE VOCÊS GOSTEM.



INGREDIENTES:
2 XÍCARAS DE AÇÚCAR
1/2 XÍCARA DE MANTEIGA
4 OVOS
2 XÍCARAS DE COCA-COLA
3 XÍCARAS DE TRIGO
1 XÍCARA DE NESCAU
1 COLHER (SOPA) DE FERMENTO
BATER O AÇÚCAR COM A MANTEIGA; JUNTAR AS GEMAS, ACRESCENTAR O TRIGO E O FERMENTO E BATER BEM (NESTA PARTE BATER NA MÃO). ACRESCENTAR A COCA-COLA AOS POUCOS SEMPRE MESCLANDO COM O TRIGO, ACRESCENTAR O NESCAU E APÓS AS CLARAS EM NEVE. ASSAR EM FÔRM UNTADA.




COBERTURA:
1 LATA DE CREME DE LEITE COM SORO
5 COLHERES SOPA DE NESCAU
5 COLHERES SOPA DE AÇÚCAR
LEVAR AO FOGO, MEXENDO BEM, ATÉ FERVER E ENGROSSAR. DESPEJAR SOBRE O BOLO.