quinta-feira, 13 de novembro de 2014

ESPERNEGADO

Gente eu adoro essa comida. Para quem nunca ouviu falar é um prato da cozinha paraense. Quando criança meu pai fazia muito e adorávamos. Este prato é feito com um maço de cariru (também conhecido como caruru) que é uma planta da região amazônica e de fácil cultivo. Aqui no Pará também usamos o cariru para colocar no feijão, é uma maravilha. Só lembrando se não tiver o cariru faça com espinafre, fica muito bom também.


INGREDIENTES:
1 maço de cariru (ou espinafre)
1 ou 2 ovos 
sal à gosto
pimenta do reino à gosto
1 dente de alho (opcional)
azeite



MODO DE FAZER:
Lave e separe as folhas do cariru. Em uma frigideira coloque o azeite, o alho e deixe esquentar um pouco. Acrescente as folhas de cariru e mexa até que comecem a murchar. Coloque os ovos, o sal, a pimenta e mexa até que estejam bem incorporados. Sirva sozinho ou com arroz, é uma delícia.




5 comentários:

Franci Jane disse...

Gosto muito de cariru. Plantei na minha casa é deu super certo. Quanto mais eu corto mais ele nasce. Maravilhoso.

Unknown disse...

Minha mãe faz primeiro botando as folhas pra ferver até amolece-las, depois as bate numa tábua de carne antes de levar à frigideira que já está com azeite, depois de cozinhar um pouco coloca o ovo por cima e adiciona uma pitada de sal

Leila J disse...

minha mae sempre fez. é um prato portugues

Anônimo disse...

Sim é português e foi incorporado à culinária paraense por nossos antepassados que vieram de além mar . Também me surpreendi quando soube disso, legal né ?! 😃

Anônimo disse...

Meu noivo é inglês e sabe fazer espernegado, estamos fazendo para o almoço hoje 😀