quinta-feira, 22 de março de 2012

BACALHAU ESPIRITUAL

Gente já comi esse prato e é tudo de bom. Como disse eu sempre vou postar algo que tenha criado ou receitas que já fiz e deram certo. Esta é do site (http://www.receitas.com/bacalhau-espiritual-4e3462f695b5d036cc008841) e foi enviada por jucampelo.juliana. E realmente vale a pena degustar.

Ingredientes
·         1 kg de bacalhau
·         1 litro de leite
·         6 gemas
·         250 g de creme de leite sem soro
·         6 colheres de sopa de farinha de trigo
·         2 cenouras grandes raladas
·         2 colheres de sopa de manteiga
·         4 colheres de sopa de azeite
·         2 colheres de sopa de coentro picado
·         2 colheres de sopa de noz moscada
·         2 xícaras de queijo parmesão ralado
·         1 xícara de bolacha tipo cream cracker picada
·         Sal a gosto
·         Pimenta do reino a gosto
·         1 colher de chá de molho inglês
·         2 dentes de alho amassados
·         1 cebola picada
·         2 colheres de sopa de azeite de oliva
Modo de Preparo
Lave bem o bacalhau para tirar o sal. Afervente-o em água numa panela grande por alguns minutos (5 ou 6 minutos) até que fique macio e desfie. Doure o alho e a cebola em 1 colher de sopa de manteiga com o azeite. Junte as cenouras raladas e refogue bem por 3 minutos. Adicione o bacalhau e torne a refogar por alguns minutos mexendo bem. Doure a farinha de trigo em 100 g de manteiga e, sempre mexendo, acrescente, aos poucos, 800 ml de leite. Mexa sem parar em fogo brando até obter um creme grosso e cozido. Feito isso, afaste a panela do fogo e adicione as gemas desfeitas no restante do leite – passe antes as gemas na peneira. Misture e torne a levar ao fogo. Tempere com sal e retire do fogo assim que começar a ferver, para não talhar. Misture o creme com o bacalhau, deixando a panela em fogo baixo, sempre mexendo. Adicione 1 ½ xícara de queijo parmesão ralado e o coentro. Tempere com o molho inglês, a noz moscada e pimentão a gosto. Finalmente, adicione o creme de leite (para não talhar, assim que abrir a lata coloque 1 pitada de fermento em pó). Coloque tudo em uma travessa grande e funda. Misture a farinha de bolacha com ½ xícara de queijo ralado e a noz moscada. Espalhe por cima do creme. Leve ao forno alto por 25 minutos e sirva em seguida.

quinta-feira, 8 de março de 2012

DICA DE FILME - RATATOUILLE


Gente não poderia deixar de  falar deste filme tão fofo - RATATOUILLE - que conta a estória de Remy (Patton Oswalt)  um rato que sonha se tornar um grande chef. Só que sua família é contra a idéia, além do fato de que, por ser um rato, ele sempre é expulso das cozinhas que visita. Um dia, enquanto estava nos esgotos, ele fica bem embaixo do famoso restaurante de seu herói culinário, Auguste Gusteau (Brad Garrett). Ele decide visitar a cozinha do lugar e lá conhece Linguini (Lou Romano), um atrapalhado ajudante que não sabe cozinhar e precisa manter o emprego a qualquer custo. Remy e Linguini realizam uma parceria, em que Remy fica escondido sob o chapéu de Linguini e indica o que ele deve fazer ao cozinhar. É uma aventura animada e gostosa de assistir. Vale a pena ver a desenvoltura do ratinho ao preparar os pratos e principalmente o famoso RATATOUILLE.

***A título de curiosidade O ratatouille é uma receita do século XVIII e pode ser servida quente ou fria, sozinha ou como acompanhamento. Um prato rústico, típico da região da Provença em que se notam influências espanholas e italianas. O nome significa «picar, triturar», mas podemos traduzir também como «ragoût de legumes» ou «prato de berinjelas». [Pequeno Dicionário da Gastronomia].Para preparar o ratatouille não podem faltar nem as berinjelas nem os tomates. Com os restantes ingredientes pode-se lidar mais à vontade. Não são obrigatórios os pimentões e as courgettesNo original francês, "ratatouille" é um substantivo feminino, também chamado de "ragu grosseiro". Sopa de carne ou peixe picados com legumes cozidos longamente em azeite).


BACALHAU DE NOVO


Uma grande amiga minha me passou esta receita e resolvi fazê-la em casa. Já perceberam que eu adoooororrrooooo bacalhau não é? É muito simples e fácil de fazer. Ressalto que esta receita não é a original, estou postando como eu fiz. Aproveitem.

INGREDIENTES:
- Bacalhau dessalgado, cortado em lascas e refogado à gosto (é lógico que você vai refogar como quiser).
- Ovo cozido cortado em rodelas
- Cenoura em rodelas
- Purê de Batata
- Moussarela
- Queijo Ralado
MONTAGEM:
Em um pirex grande eu coloquei as camadas da seguinte forma:
- Azeite extra virgem
- Purê de batata
- Bacalhau
- Cenoura
- Moussarela
Repita as camadas até que a última seja a do purê. Salpique queijo ralado por cima e leve ao forno até gratinar. Eu servi com arroz branco. 


NOTA: Bom acredito eu que a maioria das pessoas saiba fazer purê de batata. A diferença neste prato é que eu fiz o meu purê da seguinte forma: batata cozida (é claro), creme de leite, manteiga e um pouco de requeijão. Não deixe o purê muito grosso e nem fino demais. Use sua imaginação e faça como quiser o seu purê.

MOUSSE DE CHOCOLATE

Esta receita fiz no domingo passado e todos gostaram, foi enviada por uma amiga minha. É rápida, prática e gostosa. Eu adorei.


INGREDIENTES:
1 lata de creme de leite (sem soro)
1 lata (a mesma medida) de doce de leite
3 colheres (sopa) de chocolate em pó (não usar achocolatado).


MODO DE FAZER:
Leve tudo ao liquidificador, coloque em um recipiente e leve ao congelador. Você pode acrescentar o que quiser à mistura (bis, gotas de chocolate, pedaços de bolo, enfim, use a sua imaginação e aproveite).

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A TODAS AS MULHERES, MINHAS TIAS, PRIMAS, AMIGAS, IRMÃS, SOBRINHAS, E ATÉ AS DESCONHECIDAS. QUE SEJAMOS SEMPRE: A LUZ A ILUMINAR O CAMINHO; A PONTE A LIGAR-NOS AO CRIADOR; O AMOR A UNIR OS POVOS; A PAZ QUE NOS ENLEVA A ALMA; E PRINCIPALMENTE A SABEDORIA PARA QUE SAIBAMOS ESCOLHER O CAMINHO CERTO. PARABÉNS MULHERES VALOROSAS, VIRTUOSAS, LINDAS, HUMILDES, RICAS, POBRES, AMANTES, AMADAS. FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER. (Lilia Lima)