quarta-feira, 5 de outubro de 2011

MINHA SALADA

Gente final de ano é sempre uma correria para prepararmos pratos diferentes. Minha mãe é e sempre foi alucinada por saladas e pediu que eu fizesse uma para o final de ano. Pensem na situação, dia 25 de dezembro, NATAL, feriado, tudo fechado. Fui para a geladeira, abri a porta e vasculhei o que tinha por lá. Então montei minha salada, que diga-se de passagem, faz o maior sucesso.
                                           

INGREDIENTES:
Batata (cortada em cubos não muito pequenos)
Abacaxi em calda (lavado e cortado em cubos)
1 Maçã (cortada em cubos)
1/2 Cenoura (cortada em cubos)
Nozes (ou castanha de caju ou castanha-do-pará) 
Cereja em calda (lavadas)
Queijo coalho (cortado em cubos) ou queijo de sua preferência
Tomate cereja (à gosto) cortado ao meio
Alecrim
Azeite Extra-virgem
Ovos de codorna (à gosto)
Alface rasgada (crespa ou americana) de sua preferência
Maionese

MODO DE FAZER:
Cozinhe a batata na água e sal "al dente". Reserve. Faça o mesmo com a cenoura. Reserve. Pegue a alface e rasgue do modo que quiser. Em uma frigideira coloque o azeite extra-virgem, jogue o alecrim e passe as batatas, a maçã, a cenoura e o abacaxi (bem rápido para não queimar, somente para esquentar). Em uma saladeira comece a montar o prato, de preferência o faça na hora de servir para que as folhas de alface não fiquem murchas. Coloque a alface, batata, cenoura, maça, abacaxi, misture bem e acrescente um pouco de maionese (é só um pouco). Ajeite na saladeira e vá colocando aleatoriamente as nozes (ou castanhas), os tomates cerejas cortados ao meio, o queijo em pedaços, as cerejas e os ovos de codorna. Sirva imediatamente.

Obs: Se quiser cozinhe os ovos de codorna e coloque-os em um recipiente com azeite extra-virgem e orégano seco, acrescente o sal à gosto e deixe marinar. Faça a mesma coisa com as bandas de tomate.