quinta-feira, 14 de julho de 2011

O PRAZER DA COMIDA

"O prazer da comida é o único que, desfrutado com moderação, não acaba por cansar." Esta frase é de Jean Anthelme Brillat-Savarin, advogado, político e cozinheiro francês. Foi um dos mais famosos epicuristas e gastrônomos franceses de todos os tempos. Concordo totalmente com sua frase. O prazer que a comida me dá é inigualável. Não falo aqui em gula, ansiedade ou desespero pela comida, até porque isso é pecado, mas falo do prazer que tenho quando entro na cozinha para preparar um simples omelete. O perfume dos temperos, o toque nos ingredientes, tudo me acalma. É como se fosse meu mundinho imaginário onde ali eu sou a rainha, eu crio, testo sabores, misturo os ingredientes, faço e aconteço. O simples ato de cozinhar a comida me liberta de qualquer sentimento ruim como estresse, mal humor, baixo astral. Não canso! Eu consigo desfrutar daquilo que estou fazendo. E a bem da verdade, não é clichê não, mas quando se prepara um prato, seja muito elaborado ou simples, o ingrediente principal e que JAMAIS deve faltar é o AMOR; com absoluta certeza cozinhar com amor faz toda a diferença.


Nenhum comentário: